A empresa que dará corpo ao programa “Portugal Connection” já foi constituída na Covilhã e deverá iniciar o seu trabalho no campo imobiliário e da construção de resorts turísticos. O projecto espanhol, prevê trazer mais em investidores do país vizinho e, a partir da Covilhã, estender a sua acção a todo o país.
Com o apoio da CCRB - Câmara de Comércio da Região das Beiras, vários empresários espanhóis estão já estão a estudar investimentos na nossa região, mas também no Porto, Cascais, Oeiras, Seixal e Tavira, mesmo antes da formalização da empresa, pois através da CCRB, foi organizada uma viagem por vários pontos do país. O projecto deverá ser apresentado publicamente muito em breve, e está apenas dependente das restrições sanitárias nos dois países.
“Quero sublinhar o papel decisivo de João Morgado para nos instalarmos na Covilhã, pois foi a pessoa que me foi indicada em Portugal, com credibilidade e profissionalismo, para nos ajudar a entrar num mercado que desconhecia. Uma pessoa que esteve connosco desde o momento zero”, sublinhou Javier Álvarez, o líder do projecto e que tem movimentado um consórcio de empresas a investir em Portugal.
“E sublinhar também o trabalho estratégico da Câmara de Comércio da Região das Beiras, e da sua presidente, Ana Correia, no estabelecimento de contactos com as diferentes entidades oficiais, e na abertura de contactos com grandes empresas do país, com quem estamos já a negociar terrenos, imóveis e futuras parcerias de negócios.”, adiantou.
“Sendo certo que a pandemia - que está mais grave em Espanha que aqui -, nos vai atrasar muitos destes investimentos, acredito que estamos a dar passos muito rápidos, e que darão frutos em 2021, quando tudo acalmar e podermos retomar a força da economia. Quero frisar que os tempos de crise são também desafiantes para os empresários, já que das fraquezas é necessário encontrar oportunidades de futuro. ”
Organização: Câmara do Comércio da Região das Beiras
Exmo. (as) Senhores (as)
O “1º Fórum Empresarial” da CCRB - Câmara de Comércio da Região das Beiras vai juntar um valioso painel de especialistas, para analisar a economia e a região, neste momento em que a pandemia nos desafia para novas soluções.
O fórum, que por força das contingências atuais, será totalmente online, entre as 9h00 e as 18h00 do dia 12 de Novembro. Será constituído por quatro painéis:
A CCRB - Câmara de Comércio da Região das Beiras vai assinar um protocolo de cooperação com a sua congénere, Câmara de Comércio Portugal-Rússia, dia 14, sexta-feira, pelas 11h00, na Quinta das Minas da Recheira, Freguesia do Barco, Covilhã.
O presidente Igor Jonatan Zolkin, estará de visita à região nos dias 13, 14 e 15 de Agosto. Esta visita visa preparar a visita de uma comitiva de empresários russos no mês de novembro. Pela importância desta visita, somos a convidar o vosso órgão de comunicação a acompanhar a visita.
Agradecemos a confirmação das pessoas que estarão presentes na sexta-feira, aquando da assinatura do protocolo, uma vez que estão a ser preparadas visitas às minas e uma ligeira refeição, pelo que precisamos de ter o número de pessoas aproximado.
VISITA E ASSINATURA DE PROTOCOLO entre CÂMARA DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DA RUSSSIA E CÂMARA DO COMÉRCIO DA REGIÃO DAS BEIRAS A CCRB - Câmara de Comércio da Região das Beiras constituiu os seus corpos sociais, assumindo a economista Ana Correia a presidência e o escritor João Morgado, a vice-presidência. O advogado Correia de Almeida assume a presidência da Assembleia-Geral e o economista Nélson Silva a presidência do Conselho Fiscal.
A apresentação pública da CCRB deverá ocorrer no mês de novembro aquando de um fórum empresarial a decorrer na cidade do Fundão ou em outubro, numa apresentação à imprensa, mas tudo dependerá da situação pandémica e da sua evolução. Entretanto, a Câmara de Comércio traz à Beira o presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Rússia, Igor Jonatan Zolkin, nos dias 13, 14 e 15 de agosto. “Oportunidade para assinar um protocolo de parceria com vista à troca de contactos comerciais nestas Regiões de Oportunidades”, refere Ana Correia, que em reuniões prévias, em Lisboa, já identificou algumas das necessidades do mercado russo. “Estamos a preparar contactos com empresas locais tendo em vista a exportação de produtos, nomeadamente no sector agrícola, mas também se pretendem parcerias para trabalhar em Portugal e para desenvolvimento de produtos”, refere o vice-presidente, João Morgado. “Serão dois dias intensos, para preparar a vinda de uma comitiva alargada de empresários russos no mês de novembro.”
A Câmara de Comércio da Região das Beiras tem desenvolvido outros contactos empresariais e a 26 e 27 de agosto receberá na Covilhã um grupo espanhol que irá investir no ramo imobiliário e em estratégias de território para atração de pessoas e investimentos. ” Este grupo deverá trabalhar a nível do país, sobretudo em áreas turísticas como Porto, Lisboa, e Algarve. Mas estamos e queremos que fique sediado na Covilhã e sejam efectuados investimentos na região. O administrador esteve cá a semana passada e voltará agora para contactar algumas entidades portuguesas, reunir com os advogados e bancos. Deverá iniciar trabalho em setembro”, refere o vice-presidente, João Morgado, que tem desenvolvido os contactos e negociado a sua instalação. Ana Correia, presidente da CCRB assegura “um trabalho contínuo para mobilizar a economia da região das Beiras, pois estão a ser preparados outros encontros empresariais e com outras Câmaras de Comércio congéneres, em Espanha e Brasil. Também o cônsul da Costa do Marfim deverá visitar a região em breve!”
Janeiro, 29 - 09:00 - 17:30
O II Fórum Empresarial da CCRB - Câmara de Comércio da Região das Beiras vai juntar um valioso painel de especialistas, para analisar as energias renováveis como motor sustentável de economia.
Uma nota que temos de fazer; lamentavelmente tivemos algumas baixas de relevo derivado a situações de doença, às quais endereçamos as nossas sinceras melhoras, mas que não prejudicou a estrutura do Fórum, acreditamos.
O referido, abrange um conjunto diverso de personalidades que vão desde a Sra Secretária de Estado da Valorização do Interior, Profªa Dra Isabel Ferreira, a CEO 's de grandes empresas, a Presidentes de Institutos e empresários, conforme programa anexo.
O Fórum, que por força das contingências actuais será totalmente online, seguindo o mesmo modelo do último fórum de 12 de Novembro passado, realizar-se-á no dia 29 de Janeiro, entre as 9h00 e as 17:30, podendo ser acompanhado e partilhado a partir do youtube e na página de facebook da CCRB.
A CCRB - Câmara de Comércio da Região das Beiras solicitou uma reunião de urgência à Secretária de Estado da Valorização do Interior, Professora Doutora Isabel Ferreira, para entender o porquê das candidaturas ao APOIAR.PT e APOIAR.RESTAURAÇÃO terem sido encerradas a partir das 24h00 do dia 5 de fevereiro de 2021.
Estas medidas previam 1,2 mil milhões de euros para empresas dos setores mais afetados pela crise, como é o caso do comércio, restauração, cultura, alojamento e atividades turísticas.
Tinham sido defendidas por este membro do governo durante o Fórum empresarial organizado pela Câmara de Comércio da Região das Beiras, uma semana antes.
“Esta situação apanhou de surpresa empresas e os respectivos contabilistas que estavam a ajudar na submissão dos pedidos. O encerramento foi feito de forma inesperada e sem que nada o fizesse prever “, declarou Ana Correia, da Presidente da Câmara de Comércio da Região das Beiras. “Isto é mais um balde de água fria no tecido económico já por si fragilizado e agora ainda ficou pior, pois os recursos já não existem. Como é que esperam e pedem às empresas que aguentem os trabalhadores?
Como é que se pagam as rendas, a luz, os seguros, os impostos (sim porque as moratórias não são perdões fiscais)”.
Segundo a direcção da Câmara de Comércio, há uma manifesta desproporcionalidade entre os apoios das micros e pequenas empresas e das restantes de maior dimensão, pelo que solicita uma audiência de urgência para esclarecimento sobre este assunto, “tão inquietante e preocupante.”
Mais uma vez, será coordenado a partir do Fundão, com o apoio da Câmara Municipal e o empenho do seu Presidente, Paulo Fernandes.
Abordará, tal como o anterior, quatro painéis, “O Papel das Energias Renováveis, como Alavanca Empresarial”, “Investimentos em Energias Renováveis”,“Renováveis e a Actividade Empresarial” e “Incentivos/Financiamentos em Energias Renováveis”.
Conseguimos inúmeras personalidades distintas para a participação neste Fórum. Esta adesão significa que existe interesse em debater problemas, partilhar pensamentos e só desta forma poderemos evoluir melhor como região”, sublinha Ana Correia, presidente da CCRB.
Segundo a mesma, “este segundo fórum faz parte de um conjunto abrangente de temas relevantes, e está integrado numa estratégia para ajudar o tecido empresarial da região das Beiras, lançando pontes para outros mercados, que permitem potenciar as riquezas que temos entre nós.”
Os primeiros passos já foram dados. Caminhando com os olhos nas Energias Renováveis!
A Câmara do Comércio da Região das Beiras constitui-se como um novo parceiro na promoção de produtos e serviços das Beiras, Interior e Litoral e o resultado está à vista.
Depois do protocolo assinado entre a Câmara do Comércio da Região das Beiras e a Câmara do Comércio e Indústria da Rússia em Portugal, surgiu o primeiro negócio, em tempos de pandemia, para uma empresa muito beirã. Outros protocolos estão em vias de assinatura, entre eles com a Câmara do Comércio Portugal-China.
Já foi realizado o I Fórum Económico das Beiras, Olhando para o Futuro e é assim que queremos continuar, caminhando....
Surgimos efectivamente num tempo em que a nossa resistência e perseverança são colocadas à prova, mas o trabalho compensa quando existem oportunidades.
Todos juntos e cada um de nós, seremos capazes de transformar esta ameaça mundial num tempo de Oportunidades.
Porque juntos, somos Mais Fortes a olhar para o FUTURO!!!
Dia 12 de Novembro, 9h00-21h00, 100% online
Organização: Câmara do Comércio da Região das Beiras
O “1º Fórum Empresarial” da CCRB - Câmara de Comércio da Região das Beiras vai juntar um valioso painel de especialistas, para analisar a economia e a região, neste momento em que a pandemia nos desafia para novas soluções.
Será um conjunto variado de personalidades que vai desde, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, as Secretarias de Estado do Turismo e das Comunidades, ao reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, professores do ensino superior, empresários, presidentes de Câmaras de Comércio da Rússia ao Brasil, o presidente da CIP, conselheiros europeus, e líderes de grandes empresas de consultoria - ver programa anexo.
O fórum, que por força das contingências actuais, será totalmente online, entre as 9h00 e as 18h00, do dia 12 de Novembro, poderá ser acompanhado e partilhado a partir do youtube e na página de facebook da CCRC.
Facebook: Câmara do Comércio da Região das Beiras
Youtube: Câmara do Comércio da Região das Beiras
Será coordenado a partir do Fundão, com o apoio da Câmara Municipal e o empenho do seu presidente, Paulo Fernandes. Abordará quatro painéis, “O Poder Político e o Turismo”, “A Agro Sustentabilidade”, “A Estratégia para a Diáspora” e “A Inovação e os Incentivos”.
“São inúmeras as personalidades que vão participar neste fórum, e algumas ficaram já agendadas para outra iniciativa em Março do próximo ano. Esta adesão significa que as pessoas sentem necessidade de conversar, debater problemas, partilhar pensamentos… quisemos oferecer esta oportunidade, pois assim poderemos evoluir melhor como região”, sublinha Ana Correia.
Segundo a presidente da CCRB, “este fórum é integrado numa estratégia para ajudar o tecido empresarial da região das beiras e lançar desde já, pontes para outros mercados, que permitam potenciar as riquezas que temos entre nós.”